segunda-feira, 5 de julho de 2010

Inep divulga os resultados do Ideb 2009: metas de qualidade foram cumpridas

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quinta-feira, 1º de julho, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009. Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino - primeira e segunda etapas do ensino fundamental e ensino médio. As metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta prevista para 2009 e atingindo antecipadamente a de 2011. A análise do crescimento nesse nível mostra que o aumento de notas dos estudantes nas provas responde por 71,1% do acréscimo no Ideb. O percentual de 28,9% da evolução se deu em razão da melhora nas taxas de aprovação escolar.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação.
No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.
Veja o resultado de Acari:

Ensino Fundamental Anos Iniciais:

E.E. Tomaz de Araújo : 3.1
E. M. Cipriano Santa Rosa: 4.2
E. M. Cantídia Auda Pires: 4.6
E. M. Profª Porfíria Pires: 5.2
E. M. Profª Terezinha de Lourdes Galvão: 5.3.

Ensino Fundamental Anos Finais:

E. E. Tomaz de Araújo: 3.2
E. M. Major Hortêncio de Brito: 3.7
E. E. Dr. José Gonçalves de Medeiros: 4.6


Fonte: INEP/IDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!