quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Avaliação do GESTAR II - Língua Portuguesa em Parelhas/RN pela Coordenadora Pedagógica

AVALIAÇÃO DO GESTAR – LÍNGUA PORTUGUESA

1.1 . Estratégias para acompanhar e dinamizar o programa em Parelhas.
- participação em alguns dos encontros para:
• Constatar o nível de envolvimento dos cursistas e formador;
• Analisar o desempenho do formador e dos cursistas;
• Emitir sugestões e envolver-se nas discussões com os cursistas;
• Estimular a participação dos cursistas às aulas presenciais e a realização das atividades vivenciais.

1.2. Através de comentários colocados no blog e envio dos relatórios dos formadores.
1.3. Para subsidiar as ações dos formadores, nos reunimos sempre que necessário, discutimos e trocamos idéias e sugestões.
1.4. Todas as decisões são tomadas através de diálogo com o formador, Secretária de Educação, Diretores das escolas e os próprio cursistas, quando necessário.
2. A minha participação foi primeiro através de reunião com a secretaria de Educação e os diretores da escola para informá-los a respeito do objetivo do GESTAR II e da sua importância para a formação do professor de Língua Portuguesa.
Segundo, na abertura da formação que contou com a participação de todos os cursistas, os formadores, diretores e orientadores pedagógicos das escolas, secretaria de Educação e prefeito. No momento fiz uma explanação sobre o programa como formação continuada em serviço, sobre a proposta pedagógica a implementação considerando os Cadernos de Teoria e Prática e as atividades realizadas como oficinas, Avançando na prática e outros. Falei das expectativas de mudanças a partir do programa e da necessidade de empenho dos formadores, cursistas e da própria escola para que o programa tenha êxito.

3. Dificuldades
Pouco tempo e disponibilidade dos professores, em razão de algumas terem carga horária de 60 horas semanal.
4. A formadora de Língua Portuguesa no decorrer do programa teve um desempenho excelente considerando-se que:
• Dominou todos os conteúdos do programa;
• Esteve sempre atenta ouvindo todos nos momentos das discussões e sistematizando os conhecimentos;
• Durante os encontros sempre estimulou o diálogo entre as cursistas;
• Sempre respeitou a opinião dos participantes, argumentando quando necessário levando-os a reflexão;
• Trabalhou com muita autonomia as oficinas;
• Apresentou criatividade, uma vez que sempre buscou formas diferentes para realizar as atividades, não deixando que os cursistas ficassem desestimulados e acomodados.
5. como vantagem o programa favoreceu a melhoria no desempenho profissional dos professores e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos, o que contribui para elevar o IDEB do município.

6. a participação de professores que ensinam Língua Portuguesa mas não são habilitados na área, dificultou seu desempenho no desenvolvimento das atividades, levando-a a desistir da formação, já que precisava de maior dedicação nos estudos e alegou falta de tempo.

Maria Inês de Araújo
Coordenadora pedagógica do GESTAR II
Parelhas/RN

Um comentário:

  1. Acesse
    http://veja.abril.com.br/gustavo_ioschpe/notas_260908.shtml, e sabia da tragédia que é o gestar matemática

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!