sábado, 2 de maio de 2009

GESTAR II

GESTAR II - Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar

Formação Continuada em Serviço de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, este programa busca o aprimoramento da nossa prática pedagógica e profissional.

De 27 de abril a 01 de maio, participei em Natal/RN dessa formação continuada, realizada no Hotel Praiamar, com professores formadores da UnB/DF.

A abertura contou com a presença do Secretário Estadual de Educação Ruy Pereira, da representante da UNDIME Ruth Régis, da representante do MEC Nara Gonzaga que falou da grande participação do Rn com 156 municípios participantes, e professores da Universidade de Brasília que apresentaram o programa de forma geral para o grande grupo (professores de Língua Portuguesa e Matemática e os coordenadores dos municípios).

No segundo momento, fomos divididos por disciplinas e depois por municípios, ficando cada sala com aproximadamente 25 participantes.

Já em cada sala, fomos recepcionados pela professora formadora Lenita Fogaça, que após os primeiros contatos, fez a dinâmica da apresentação onde falávamos sobre nós e sobre o que trazíamos para a formação escrevendo em uma maçã, que foi afixionada a uma árvore na parede. Também recebemos uma folha onde colocamos o que gostaríamos de levar do curso.

Fizemos contrato didático, imprescindível para o bom andamento dos estudos. Colocamos que o que favorece é pontualidade, compromisso, planejamento, saber ouvir, abertura para o novo. O que não favorece é o não cumprimento de horário, conversas paralelas, falta de motivação e não realizar tarefas.

A Prof. Lenita apresentou o Guia Geral, mostrando os objetivos do Gestar. Falamos também sobre as Diferentes concepções de língua na prática pedagógica, com a leitura de um texto da autora Maria Luiza Monteiro Salles Coroa (UnB)

Encerramos o 1º dia com a dinâmica do beijo.

"Precisamos reconhecer não só o uso da língua como construção, mediação simbólica, mas também a educação como processo de uma construção de identidade."
(M. Luiza Coroa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!