domingo, 26 de abril de 2009

Experiência pedagógica com o Rádio

Apesar de trabalhar em Parelhas, moro em Acari onde trabalho como secretária de uma escola municipal. Sou conhecedora dos projetos realizados pelas escolas e relatarei aqui, a experiência com o uso do rádio feita pelo município acariense.
Desde o ano de 2005, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa Melhoria da Educação em Acari, com o objetivo de nortear os trabalhos das escolas do município, para possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos direcionadas a leitura e a escrita, visando a melhoria do ensino no município.
Desta forma, foram planejadas ações objetivando a melhoraria da qualidade do ensino, favorecendo atividades que possibilitassem construção da leitura e escrita, visando a formação de um cidadão consciente e crítico, capaz de interagir na sociedade.
Tem como meta utilizar a leitura, a escrita e a comunicação oral como instrumentos para formação da cidadania. Para isso, destaca-se a possibilidade de divulgar os projetos didáticos dos alunos das escolas do nosso município através do veículo de comunicação FM GARGALHEIRAS, como forma de conscientizar a comunidade acariense acerca da importância da leitura e da escrita.
Foram utilizadas as transmissões radiofônicas para abordar questões da vida cotidiana através da comunicação oral, contribuindo diretamente para a formação dos alunos. Desenvolvido semanalmente, contando com uma equipe de até oito pessoas de cada turno, para apresentar os projetos desenvolvidos na escola de incentivo a leitura e escrita como também compartilhar leituras diversificadas. Há dois horários disponíveis, sendo 20 minutos para o matutino e 20 minutos para o vespertino em seus respectivos horários.
Destaca-se o cronograma elaborado dando espaço para todas as escolas do município, seja ela estadual, municipal, filantrópica ou particular, integrando dessa forma, toda a educação de Acari.
No dia de cada apresentação a escola mobiliza os alunos para ouvirem o programa, convidando pais e comunidade escolar para ligarem seus rádios e sintonizarem na FM GARGALHEIRAS, para que haja uma grande audiência para os trabalhos dos alunos, enfatizando também a importância do acompanhamento dos pais nas atividades escolares de seus filhos.
O projeto é renovado a cada ano, e iniciado mais ou menos ao término do 1º bimestre. Fica o convite para nossos colegas de curso, visitar as instalações da Rádio FM GARGALHEIRAS, de preferência quando a programação de 2009 estiver acontecendo.
Escolhi relatar uma experiência próxima a minha realidade, mas também achei muito interessante os sites escolhidos pela colega Maria José, e também os citados pela Nova Escola de Março/2009: www.radiovenancioaires.com.br onde é possível conectar a Venâncio Aires 910 AM e ouvir a programação ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!