domingo, 26 de abril de 2009

Mídias na Educação - Módulo Rádio

Rádio MEC (antes Ministério da Eduçação, atualmente Música, Educação e Cultura) é uma emissora sediada no Rio de Janeiro, especializada em música clássica, Jazz, Choro, Samba, Bossa Nova e músicas regionais no geral. Tem duas freqüências no Rio: FM 98.9 e AM 800 e uma em Brasília: 800 AM. Foi doada ao Governo Brasileiro em 1936 pelo Professor Edgar Roquette Pinto, pai da radiodifusão brasileira. Antes tinha o nome de Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em sua sede há o maior estúdio da América Latina, o estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino. Sua programação inclui seleções musicais, programas de música ao vivo, jornalísticos e de variedades. Desde 1999 tem uma gravadora, o Selo Rádio MEC.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Após uma releitura dos trabalhos relacionados com o uso do rádio na educação permanente e continuada, nas últimas décadas no Brasil, constata-se que os vários programas – desenvolvidos por instituições públicas e privadas, emissoras comunitárias, educativas, universitárias e comerciais – acumularam experiência em capacitar e isntruir pessoas, em nível substancial, além de proporcionar entretenimento e lazer. Destacamos a década de 70 como a fase mais profícua do rádio no seu envolvimento com a educação continuada. O rádio foi largamente empregado na oferta de curso supletivo do primeiro e do segundo grau, como também na alfabetização de jovens e adultos, tendo o apoio pedagógico da mídia impressa, por meio de apostilas dsponibilizadas em bancas d jornais e revistas.
Apesar de inúmeras iniciativas de entidades estudantis, comunitárias e mesmo particulares, na tentativa de preencherem a imensa lacuna existente no cenário nacional, para o udo do rádio como instrumento educativo, não existe, por parte dos governos, incnetivo a autoria e produção de programas puramente educacionais. Percebe-se que o imenso potencial educativo do rádio, quer através do sistema tradicional de transmissão em ondas de frequencia modulada (FM), ondas médias (OM), ondas tropicais (OT) e odas curtas (OC) ou via internet, está subutilizado,servindo essa poderosa mídia apenas para reproduzir notícias ou música de qualidade duvidosa, sem atender as reais e urgentes necessidades educacionais do povo brasileiro.
Torna-se necessário, sobretudo, que o rádio possa ser introduzido nas escolas, como recurso pedagógico, propiciando aos educandos a oportunidade de aprender a produzir eselecionar programas educativos de qualidade, exercendo um seso crítico sobre oque ouvem e recebem através das diversas mídias. É preciso projetar o nosso amanhã em termos educacionais, cosntruirmos e consolidarmos esta sociedade, alicerçada pela étic, justiça e solidariedade, já que essas são competências que se aprendem. Daí entendermos a educação como um processo amplo, um projeto para toda uma vida, um bem ao qual se agregue valor permanentemente e possa ser promovido pelo uso de tecnologias que alcancem a todos.

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