sexta-feira, 22 de maio de 2009

2º Encontro do GESTAR II - Língua Portuguesa

Árvore das expectativas

Marcos em nossa trajetória

PAUTA DA REUNIÃO

  • Vídeo: O Saber e o Sabor
  • Árvore das expectativas
  • Slides: Saudade e lembranças
  • Texto: Nossa história
  • Marcos em minha trajetória
  • Elaboração do cronograma de estudos
  • Apresentação detalhada do Guia Geral, Cadernos de Teoria e Prática e Atividades de Apoio a Aprendizagem
  • Esclarecimentos sobre o Avançando na Prática
  • Lição de casa
  • Avaliação do encontro

Iniciamos com a exibição do vídeo O Saber e o Sabor, para que os participantes refletissem sobre a importância do "educador", a magia de ensinar. Com o apoio da Árvore das exppectativas, colocamos em maçãs o que trouxemos para o encontro e nas folhinhas, o que queremos levar do GESTAR II - Língua Portuguesa.

Apresentamos os slides Saudade e Lembrança (retirado de um site de mensagens) que junto com o texto Nossa história ajudou a falarmos sobre os Marcos de nossa trajetória.

Nossa História
Deus fez de nós escritores, e de nossa vida, um livro.
Cada relacionamento é um capítulo,
e depende de nós garantir que "as personagens"
sejam dignos de nele serem incluídos.

Alguns capítulos são doces e inesquecíveis,
enquanto outros, dolorosos,
mas repletos de lições de vida.

O mais importante é lembrar que
a caneta está entre nossos dedos,
e que somente nós podemos decidir
como será o desenrolar de nossa história.
(Saralee Rosenberg)

Elaboramos o cronograma de estudos até o próximo encontro do GESTAR II em Natal/RN com os formadores da Universidade de Brasília.

Estudamos o Guia Geral, os Cadernos de Teoria e Prática e os de Apoio a Aprendizagem do aluno já que os mesmo provocam dúvidas e mais dúvidas em sua utilização. Na oportunidade, esclarecemos o que é o Avançando na Prática e como seriam trabalhados em sala de aula e apresentado aos colegas cursistas.

Deixamos as unidades 9 e 10 para estudo e resolução das atividades nelas propostas e um gostinho de quero mais fazendo a avaliação do encontro através de palavras:

Mariclécia disse que foi "mais do que esperava, mais dinâmico, mais empolgante".

Verônica falou que "adorou, esperava ser monótono, sem ação, só estudo de textos".

Maria José afirmou "já esperava que seria assim pela apresentação e divulgação do GESTAR II".

Goretti disse que "o encontro a deixou ligada, com vontade de realizar as atividades".

Inácia Lúcia em seus escritos relata que "está muito empolgada nos estudos, onde vê a possibilidade de melhoria para suas aulas".

E, para a formadora que ora escreve, o encontro foi maravilhoso pela receptividade dos cursistas, vontade em realizar algo novo em sala de aula.


MINHAS CURSISTAS

  1. Inácia Lúcia de Medeiros
  2. Inácia Maria de Azevedo Medeiros
  3. Maria Goretti de Macedo Diniz
  4. Maria José da Silva
  5. Mariclécia Bezerra de Araújo
  6. Verônica dos Santos Silva

Em tempo: Uma professora não fez a adesão ao programa, alegando que o mesmo não seria interessante para ela, que em nada contribuiria para sua prática pedagógica. É triste uma professora jovem, com apenas 12 anos de experiência em sala de aula ter esse tipo de pensamento. O GESTAR seria uma ótima oportunidade para ela modificar seus pensamentos, atualizar conteúdos e procedimentos e, principalmente, sua postura como educadora.

Um comentário:

  1. Estou começando a ficar preocupada, pois nesse final de bimestre as tarefas triplicam e todo tempo é pouco, entretanto vou fazer um esforcinho para realizar as atividades do Gestar pela vontade que tenho de me aperfeiçoar e desenvolver competências.
    Abraços gestaleiros!
    Inácia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!