terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"A SÓS" e "SÓ" - QUAL A FORMA CORRETA?

Ela quer ficar a só" ou "Ela quer ficar a sós"?

O programa foi às ruas saber a opinião de algumas pessoas. De sete entrevistados, três erraram e quatro utilizaram a forma correta: Ela quer ficar a sós.

Quando utilizamos a preposição "a", a expressão é fixa, invariável, nunca se flexiona:
Eu quero ficar a sós.
Ela quer ficar a sós.
Nós queremos ficar a sós.
Elas querem ficar a sós.

E se tirarmos a preposição "a"? Nesse caso "sós" passa a ser adjetivo e, dessa forma, precisa concordar em número com o pronome ou substantivo com que se relaciona:
Eu quero ficar só.
Ela quer ficar só.
Nós queremos ficar sós.
Elas querem ficar sós.

Uma dica: o "só", nesse segundo caso, equivale a "sozinho".
Substitua uma palavra pela outra e veja se a frase faz sentido:

"Eu quero ficar a sós." / "Eu quero ficar a sozinhos."

Não faz o menor sentido, não é?


Mas no outro caso a substituição dá certo. Não há como errar!
Eu quero ficar só. / Eu quero ficar sozinho.
Ela quer ficar só. / Ela quer ficar sozinha.
Nós queremos ficar sós. / Nós queremos ficar sozinhos.
Elas querem ficar sós." / "Elas querem ficar sozinhas.
"Estar no telefone" ou "estar ao telefone": qual a forma correta? Na verdade, não há consenso em relação a isso.


Fonte: Site Alô Escola: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/problemasgerais/asose-so.htm

Um comentário:

  1. Parabéns Rúbia. Sou pedagoga também.
    Visitei sua terra Acari por duas vezes quando morava em Natal. Sou cearense. Fiquei encantada com limppeza e a arquitetura de Acari. A gargalheira, um espetáculo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!