quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Análise do livro - cursista Maria José

ANÁLISE DO LIVRO DE JOSÉ DE ALENCAR
CINCO MINUTOS
Cinco Minutos é um retrato curto da vida burguesa na corte carioca do século passado, em que não falta uma curiosa história de amor entre o narrador e a personagem Carlota, construída pelas mãos habilidosas e inconfundíveis do mestre José de Alencar. A obra trata-se de um romance caracterizado pelo romantismo ao mostrar o amor puro, casto, duradouro, curativo e ingênuo do autor relacionado à sua fase urbana precisamente no Rio de Janeiro em meado do século XVX e foi escrito no inicio da sua carreira. O autor procura associar realidade com fantasia, imaginação e romantismo. É uma narrativa em primeira pessoa, cujo narrador é protagonista e apresenta características de um homem rico, porém não denota apego a bens materiais em se tratando do seu amor por Carlota.
O título do livro, Cinco Minutos foi o tempo que o rapaz se atrasou, quando tomou o ônibus atrasado, onde conheceu uma moça por quem se apaixonou, a qual sempre fugia do mesmo, apesar de gostar muito e o mistério que a levava a tal atitude era uma doença que a levaria a morte. Até então o rapaz apenas conhecia a sua voz misteriosa, pois não conseguiu ver o seu rosto. Ela viaja e ele vai ao encontro dela, ele ver o seu rosto e fica encantado com a sua beleza, se declaram e depois ela desaparece, mas procura esclarecer através de cartas que estava mortalmente doente e por isso privava-se do amor para evitar a dor da separação. Ele a persegue até a doca onde está o paquete, no qual ela partira para a Europa, ele não chegando a tempo teve que embarcar em outro navio. Na Europa ele a encontra muito abatida e dar-lhe um beijo, o beijo leva Carlota a se recuperar. Os mesmos vêm a se casarem e permanecem por um ano na Europa, depois retornam ao Brasil e se estabelecem no campo.
Portanto, a história teve um desfecho feliz apesar de todos os pesadelos vivenciados pelos jovens apaixonados, onde o narrador relata em forma de carta a sua prima, a qual estimula a leitura, pois desperta uma curiosidade de saber o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!