quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Análise do livro - cursista Maria José

ANÁLISE DO LIVRO DE JOSÉ DE ALENCAR
O SERTANEJO
O Sertanejo é um romance brasileiro escrito em prosa com característica regionalista sendo o último publicado por José de Alencar em vida, cujas personagens têm o perfil do homem do campo do sertão nordestino marcado pela vida sofrida ocasionada pelas conseqüências da seca, a miséria e a fome. Um povo que apesar da sua simplicidade demonstra espírito de guerreiro através da luta e garra pelos seus objetivos entre eles o amor, tendo em vista o vaqueiro cearense de nome Arnaldo, personagem principal, um camponês a serviço do capitão-mor torna-se um exemplo de bravura e heroísmo pela sua coragem que tudo enfrenta por amor e para conseguir seus ideais.
Em o sertanejo, o romancista retrata o interior nordestino do século XVIII, denotando o interesse e o exotismo por regiões mais afastadas, destacando os hábitos sociais da vida do homem do campo à beleza natural das terras brasileiras, visto que distingue as lindas cores que revelam a paisagem sertaneja, bem como as características geográficas, cultural, social do meio rural e a vida doméstica, mostrando assim os costumes e atividades do homem do sertão bem como sua forte ligação com a terra e a natureza, apresentando Severino como personagem-narrador, uma figura que carrega as dificuldades de povo sofredor.
O personagem Arnaldo Louredo, que além de ser compreendido como um homem simples é também uma pessoa boa e muito servidora, mas misteriosa por ter o costume de adormecer no alto das árvores talvez pelo fato de ser vaqueiro da fazenda Oiticica e ter certo conhecimento sobre a natureza principalmente sobre as espécies de animais selvagens existentes na mata. Suas características são semelhantes à de um ser indígena, porém submisso ao patrão e senhor, o qual estando apaixonado tem a esperança de conquistar a simpatia da filha do fazendeiro, D. Flor, que é prima e noiva de Leandro Barbalho. O sertanejo com sua fama nas cavalarias, tem como seu único rival o capitão Marcos Fragoso que surpreendido com a sena do casamento de D. Flor, ordena os seus amigos bandeiristas que os atacassem e no meio do tiroteio morre Leandro Barbalho e D. Flor é consolada por Arnaldo Louredo enquanto lamenta a morte de seu noivo.
O destemido vaqueiro cearense tem o reconhecimento do patrão, o capitão-mor ao saber da sua prevenção sobre o assalto e pelo fato de estarem salvos, ao mesmo deviam a vida e por isso queria dar uma prova de gratidão pelo serviço prestado fazendo o mesmo aceitar o nome do capitão, passando a se chamar Arnaldo Louredo Campelo. Com tudo, o autor faz um suspense, pois se esperava que o casamento de Arnaldo Com Flor tivesse se concretizado, já que os mesmos demonstravam sentir fortes atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!