terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relato do 10º Encontro



"Hoje aconteceu mais um ato do nosso curso, onde tivemos a oportunidade de vivenciarmos várias mensagens por ocasião do dia do professor. Recebemos chocolates para adoçar nossas vidas e trocamos experiências. Realizamos duas oficinas e encerramos com mais uma mensagem, ficando marcada a próxima sessão para o dia 05 de novembro com a produção de uma atividade do TP ou do AAA para fazer acontecer com os cursistas." (Inácia Lúcia) http://inalu.blogspot.com/

Iniciamos com a entrega de uma rosinha com chocolate e frase em comemoração ao Dia do Professor. Como leitura compartilhada, usamos o texto Livro: a troca, de Lygia Bojunga Nunes, do AAA1 p. 53, onde as cursistas identificaram-se com o texto.
A oficina foi desenvolvida através do TP 1, seria o TP6 pelas indicações de nossa formadora, mas estudando com calma, vi que o 1 seria mais adequado para o momento. Foram relatados os resultados dos estudos das outras unidades e dos trabalhos em sala de aula.
O tema Linguagem e Cultura abordado nas unidades 1 e 2 é bastante pertinente e propiciou reflexões para as cursistas e com certeza, assim será com o aluno.
O trabalho em grupo desta oficina foi a leitura da crônica “A outra Senhora”, sendo que as professoras fizeram avaliação e estudo a partir das questões do Caderno de Teoria e Prática, surgiram sugestões interessantes para trabalhar o texto, sendo que no momento da socialização surgiram oportunidades para trocas de experiências e metodologias.
O caderno de Teoria e Prática 1 traz nas unidade 3 e 4 o tema cultura sendo que a unidade 4 trata especificamente sobre a intertextualidade.
Após a socialização dos estudos das unidades, os professores puderam relatar a aplicação do avançando na prática nas suas respectivas turmas.
As professoras elaboraram um plano de aula usando o texto “A língua”, relacionando-o com o assunto das unidades, devendo ainda constar no desenvolvimento do planejamento possíveis perguntas elaboradas para levantamento de conhecimentos prévios, compreensão e interpretação textual, após a elaboração puderam compartilhar o resultado do trabalho.

"ROTEIRO DA AULA - Maria José (cursista)

Assunto: Leitura, estudo do texto e revisão de verbos.

Texto: A língua

Objetivos:

- Ler e interpretar o texto “A língua”.

- Propiciar a revisão de verbos através do contexto.Procedimentos metodológicos:Iniciar com o seguinte questionamento:

_ O que é língua?

_ Qual a função da língua?

Em seguida distribuir cópias do texto para a realização de uma leitura compartilhada e consequentemente pedir o comentário dos alunos.

I. Interpretação do texto:

1º) De que forma é feito o bom uso da língua?

2º) Quando fazemos o mau uso da língua?

3º) Quem estava com a razão, o senhor ou o servo? Por quê?

II. Conhecimentos gramaticais:

1º) Identificar todos os verbos do texto.

2º) Classificar a pessoa, o tempo e o modo verbal.
Fizemos a leitura de 2 textos relacionados ao Dia do Professor, e a entrega de uma rosinha com cartãozinho para alegrar a noite."

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro - formadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!