domingo, 29 de agosto de 2010

Precisamos de mais educação

Segue abaixo um texto escrito por um colega de blog, onde suas ideias refletem o que pensamos
também, mas ainda o fazemos mesmo que inconscientes de nossa falta de educação, conosco e com o próximo, para não falar com nosso meio ambiente.

"Nesta quinta feira 15 de julho estive participando no Hotel Pirâmide em Natal - RN do 1º Seminário sobre o Projeto Copa 2014, a expectativa gerada em cima desta iniciativa me chamou muito a atenção, a questão do planejamento é algo mesmo que muito me encanta.Neste tipo de evento, ficam todos os organizadores vulneráveis aos críticos de plantão pois assuntos abordados como estrutura, comunicação, diretrizes e o famoso planejamento, palavras que estão sempre em evidência, aguçam as observações.
Logo no início cheguei 10 minutos antes da hora marcada e fui sem nenhuma fila fazer minha inscrição e cadastramento para o evento, fiquei observando os que chegavam sentado em um sofá, nisso havia passado cerca de 45 minutos do horário anunciado em impressos informativos do início do evento e para minha surpresa pude reparar que algumas autoridades envolvidas diretamente com o projeto ainda não haviam chegado.Pensei comigo: " Meu Deus, que estratégia fora de série eles pensaram em tudo, estão simulando tudo como se fosse já 2014 com a abertura da Copa, estão fazendo com que todos esperem mais que o normal combinado, deixando formar uma fila enorme para cadastramento e outra para entrar e tudo isso com mais de uma hora de atraso e coninvência do público brasileiro, estes caras são gênios mesmo".Após toda esta espera absurda e que já alguns brasileiros entendem como parte integrante de um processo, pude de fato ouvir palestras de conteúdos extremamente interessantes, pertinentes e com o foco totalmente direcionado a qualificação, estrutura e organização, todos os palestrantes que tive a honra de ouvir, tiveram performance superior às minhas expectativas.
Um ponto me chamou a atenção, abordado por um palestrante o Dr. Jack London sobre a evolução humana que passa pela agronomia, industrialização e tecnologia nos dias atuais, ele brinda com muita lucidez de alguns ganhos conseguidos ao longo deste período como por exemplo a abertura do mercado com uma participação mais efetiva das mulheres, fato esse que eu sou completamente fã e brindo todos os dias por ter a mulher contribuindo com toda a sua sensibilidade e competência, porém, pude reparar na mesa das autoridades e organizadores formada por doze homens apenas e nenhuma mulher para nos brindar com suas qualidadas citadas acima, pergunto eu: Futebol é coisa só para homem?Chega a hora do ápice, saímos para o coffee Break e estava lá, uma sala extremamente pequena para satisfazer uma multidão com cerca de 800 pessoas e todos querendo comer e muitos parados em frente aos réchaud dos lanches e se mantendo ali até saciar o seu indomável apetite, foi nesta hora que mais uma vez gritei para mim mesmo: "Meu Deus, são gênios mesmo, olha isso, toda essa simulação, que estratégia fora de série, que planejamento, o povo uns em cima dos outros e falando alto, comendo, bebendo, jogando guardanapos ao chão, etc uma verdadeira entrada em estádio".
Após este deleite de tamanha perspicácia mesmo que momentâneo, resolvi falar com uma das pessoas responsáveis por toda a organização e para a minha decepção, fui informado que o caos que havia visto não era uma estratégia e sim um problema social. Estamos de uma maneira ou de outra deixando de lado a EDUCAÇÃO, não podemos pensar em qualificar nossos colaboradores se não damos o exemplo, se as autoridades envolvidas chegam com atraso desrespeitando cidadãos que estavam no lugar antes do horário marcado, com pessoas que não tem o bom senso para se comportar em um simples coffee break, temos que começar com um atraso de 50 anos com um processo de educar, transformar primeiro estas pessoas em cidadãos que respeitam os outros, não haverá nenhum sucesso mesmo com toda a tecnologia e os milhões informados que irão estar a disposição do evento. O famoso "legado" que todos questionam, poderia ser, o Brasil não tinha conforto em seus estádios nem em suas hospedarias, era difícil transporte e outros problemas, porém, vimos um povo educado, saudável, culto, praticante de cidadania, com riquezas naturais preservadas e uma consciência ambiental e social acima dos outros povos."
Italo Araujo
Gestor de Marketing

italomkt.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!