terça-feira, 24 de agosto de 2010

IFRN promove curso de aperfeiçoamento para professores de municípios do RN


Serão capacitados 114 docentes de dez cidades do Estado
Realizado pelo Departamento de Gestão em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (DETED) do IFRN, o curso de Pós-Graduação Latu-Senso em nível de especialização é um projeto integrado ao Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – ProITEC. O programa é a porta de entrada no IFRN para alunos do 9º ano do ensino fundamental que estudam na rede pública.
A Pós-Graduação no âmbito do Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) será à distância e vai explorar bastante a internet e a tecnologia de videoconferência. Somente as aulas inaugurais foram presenciais, elas aconteceram nos dias 17 e 18 deste mês, sempre às 9h, nos locais indicados no calendário de aulas inaugurais.
Na ocasião, além de apresentadas as linhas gerais do curso e as disciplinas, foi feito também um treinamento no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será uma espécie sala de aula virtual por meio da qual se desenvolverá o processo de ensino e aprendizagem.
Estruturado em cinco módulos, totalizando 180 horas/aula, o curso tem como finalidade discutir aspectos da integração de conteúdo do material didático do. O conteúdo é composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania. Também serão abordados outros assuntos como, a especificidade a modalidade de ensino à distância e o papel da tutoria neste processo.
Ao final da capacitação, o professor estará apto a atuar junto aos alunos inscritos no ProITEC, exercendo a função de tutor, fundamental no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância. Essa tutoria presencial consiste em orientação de estudos, incentivo ao prazer das descobertas e organização das atividades individuais e grupais.
A seleção foi feita anteriormente, e no dia 18 de agosto, iniciamos nossos estudos com a aula inaugural no campus de Currais Novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!