terça-feira, 20 de abril de 2010

Parabéns Brasília: 50 anos!!!


Hoje Brasília faz 50 anos.

Temos muito a comemorar neste 21 de abril.

São 50 anos integrando o Brasil, interiorizando o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

São 50 anos em que Brasília se firmou com esquina do Brasil e é aqui onde brasileiros de todas as regiões se encontram e celebram sua identidade nacional.

Brasília oferece ao mundo a visão de um Brasil moderno, arrojado, comprometido com o futuro.

Desde que saiu das pranchetas de Lucio Costa e Oscar Niemeyer para se transformar na bela metrópole dos dias atuais, Brasília vem surpreendendo o mundo com sua inventividade, arrojada arquitetura e, principalmente, os ótimos índices de qualidade de vida que apresenta.

Porque Brasília cumpre promessas do passado distante, desde as visões proféticas de Dom Bosco até anseios da modernidade que tratam de visualizar em Brasília imenso canteiro de obras para a fabricação de equipamentos de informática.

Teria Brasília apenas 50 anos?

Não. Sua verdadeira idade ultrapassa- e muito – os 50 anos. E o historiador capaz logo anotará que seu início remonta a agosto de 1883, quando ainda na Itália, Dom Bosco tivera o seu sonho-profecia acerca de se construir uma nova capital para os brasileiros.

Brasília é fruto também da fé inquebrantável e da determinação visionária, do próprio fundador da nova capital, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Portanto, vem de muito longe a aura mística que permeia Brasília. Uma aura que contorna os seus céus enormes, escancarados, luminosos.

Brasília se concretizou como ideal político do Presidente Kubitschek, como ideal urbanístico de Lúcio Costa e como ideal arquitetônico de Niemeyer.

Mas sua identidade foi fincada de forma irreversível no imaginário dos quase dois milhões e meio de brasileiros que aqui vivem, homens e mulheres que lhe ofereceram seus primeiros filhos – os brasilienses, filhos de Brasília.

Parabéns Brasília e avancemos, todos juntos, com trabalho e determinação, fé e coragem para escrevermos os anos que faltam para seu centenário.

Fonte: www.agacielmaia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!