sexta-feira, 12 de março de 2010

Análise do livro - Mariclécia

ANÁLISE DO LIVRO O EMPINADOR DE ESTRELA DE LOURENÇO DIAFÉRIA

O livro o Empinador de estrela de Lourenço Diaféria, narra à história de um grande garoto conhecido como o empinador de estrela, que descobre na escrita uma forma de rabiscar coisas que acontecem na vida. Foi incentivado pela professora Dona Furquim, uma das protagonistas desta novela. Este livro é uma espécie de diário e nele o garoto conta tudo que acontece com ele durante a terrível doença de seu Pai. Fica bastante aflito, mais consegue encontrar na brincadeira a distração necessária para continuar a acreditar na vida. Passa por uma grande tristeza por não ter em casa nem seu Pai nem sua Mãe ficando na casa da Tia Nhanhá, esperando os pais voltarem do hospital. Por ser um garoto alegre, ele não dispensa suas diversões, como jogar bola, brincar com sua formiga Flanela que morava numa caixa de fósforos e ainda sua engraçada forma de colecionar lagartas. Depois da operação o Pai fica melhor. Com uma grande alegria invadindo seu coração ele decide soltar sua amiga Flanela e constrói uma enorme pipa num formato de estrela para falar ao povo de sua cidade a maravilhosa noticia sobre seu Pai. A estrela enfeitou o céu, distraiu o pensamento de quem olhasse para ela, encantou até o prefeito da cidade, assim como, os pássaros que voavam perto da estrela
Todos queriam saber o motivo da alegria do menino. Ele respondeu que sua felicidade era por causa de seu Pai. E ficou conhecido até hoje como um garoto empinador de estrela.
A história ocorre numa cidadezinha do interior da cidade grande e é apresentada em vários dias. O espaço é caracterizado pelas ações do garoto, em casa, na escola, no clube de futebol, no quintal de casa passando horas e horas lá e na casa da Tia Nhanhá.
A novela apresenta uma linguagem padrão, com verbos bem empregados. “ Todos falamos nossos nomes” ( pág.19 ). Em todas as passagens do livro os verbos fazem à estruturação do texto. Há também palavras que possuem vários sentidos, só que neste livro, elas são explicadas pelo sentido com que são empregadas, como: arreliar, que significa aborrecer ou bogari, que significa arbusto da família das oleáceas. Assim, como várias outras palavras que fazem parte do texto.
Os personagens da novela são bastante especiais, porque se revelam amigos e companheiros do empinador de estrela. São vários personagens cada um com sua particularidade. O texto é narrado em 1° pessoa, o próprio garoto conta a história, como já foi falado, o livro é uma espécie de diário. O que caracteriza o narrador do texto é a simplicidade de moleque que levava a vida na fé e alegria
O livro aborda o tema esperança. O coração do garoto era grande, capaz de mostrar o amor que ele possuía a distâncias. Quando soube da recuperação do pai saiu correndo pelas ruas, procurando alguém pra conversar, pra contar a maravilhosa novidade, sentiu uma enorme vontade de inventar coisas, brincadeiras, etc. A fala do garoto é esperançosa, que deseja que o bem se espalhe entre todos, que os sonhos aconteçam sem a interrupção alheia. Quanto mais corria imaginado um jeito de mostrar sua felicidade, pensava em seu Pai, no quanto o admirava no quanto será bom vê-lo voltar a trabalhar na cerâmica.
Sua imaginação o fez criar uma bela pipa, porque queria mostrar felicidade a todos os habitantes da sua cidade. Fez a estrela maior, o sol, que iluminaria a vida no céu. Pois a pipa desempenha um das maiores invenções do homem e foi pensando nisso que a pipa foi feita. A pipa era um grande enfeite no céu, encantava. Todos cumprimentaram o garoto, até o prefeito da cidade, era coisa bonita de se ver, qualquer um se emocionava. A atitude do garoto foi a mais humilde possível, ele só queria mostrar a enorme alegria que estava sentindo. Depois de tanta admiração e dedicação o garoto ficou conhecido como o Empinador de estrela.

9 comentários:

  1. Olha seu resumo me ajudou muito no trabalho do colégio obrigado mesmo
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. msm eu prescisava pro dia seguinte mas vou modificar pra ficar um pouco mais minha linguagem e pronto.. obg

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oie eu pricisava de caracteristicas de 5 personagens pfv eu nao axei

    ResponderExcluir
  5. em que epoca se passa a hitoria?

    ResponderExcluir
  6. em que epoca se passa a hitoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o nome dos personagens da história

      Excluir
    2. Qual o nome dos personagem principais da história

      Excluir
  7. mucho obrigado mi chica piso yo posos tira una nota buena en la prueba

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!