sexta-feira, 12 de março de 2010

Memorial de Leitura - cursista Mariclécia


Eu nunca fui amante da leitura, sempre preferir fazer outra coisa ao invés de ler. Para os leitores preguiçosos tudo acontece: dor nos olhos, sono, fadiga, fome, etc. tudo vem à tona na hora de ler. Eu era assim, uma leitora preguiçosa.
Quando eu era criança eu tinha problemas para ler algumas letras, não pronunciava as letras G, Q e C. E minha Mãe, sendo uma professora boa que era, fez um tabuleiro de leitura para eu treinar as letras em frases. E assim, todos os dias eu fazia, até aprender tudo. Só que isso não foi o suficiente, mesmo com o incentivo eu não adquirir o hábito de ler.
Não li no ensino fundamental e no ensino médio li apenas um livro que me marcou bastante, “Uma luz no fim do túnel”. Ele também ficou pra trás com sua história e sua vontade de me conquistar. Mas acontecia uma coisa engraçada, eu adorava escrever, escrevia histórias e poesias, brotava algo dentro de mim incontrolável, eu adorava escrever. Hoje, eu publico minhas façanhas no recanto das letras.
Durante o cursinho lia apenas o resumo das obras para o vestibular, em seguida comecei a ler livros espíritas: Zilbia Gasparetto, por causa de alguns problemas espirituais e alguns de auto-ajuda: Augusto Cury. Mas eles também não me encantaram.
Quando entrei pra faculdade, mais precisamente no 3° período eu tive de verdade o meu primeiro contato com a leitura. Eu conheci a literatura e todo o universo mágico dos livros veio ao meu encontro. Eu estava fascinada e louca pra ler cada vez mais. A literatura me mostrou o caminho a seguir. E eu me perguntava: Por que ninguém nunca nos apresentou antes? E eu entendi depois, poucos a conhece. Então eu li bastante e conheci muita gente legal como: Platão, Aristóteles, Machado de Assis, Cecília Meireles, Clarisse Lispector, Guimarães Rosa, Shakespeare, Dantes Alighieri, Virginia Woolf, Monteiro Lobato, Lya Luft e muitos outros que estão no meu coração vivendo e deixando maravilhas.
Tornei-me bolsista de literatura no quinto período por causa da leitura, queria ser como minha professora, queria adquirir aquele conhecimento lindo que só a leitura nos dar. Estudei muito, apresentei trabalho fora da faculdade, participei de cursos, de palestras sobre a leitura e li o mundo. Foi uma pena começar tarde, perdi tanto tempo, ainda falta tanto pra eu alcançar o que eu quero...
A leitura finalmente me encontrou e me enfeitiçou. Foi difícil adquirir o gosto, pois esse gosto poucos possui. Falo do prazer que ela exerce, da interação que existe entre texto e leitor, esse prazer move montanhas.
Esse encontro me trará muita alegria, por causa da leitura passei no mestrado na UFCG de Campina Grande, e novamente em literatura, minha amante e companheira. Sou uma professora que um dia sonhou sem ser como outra professora, eu estou cause lá, terei que ler muito eu sei, ler o mundo através dos livros e levar esse encanto a outras pessoas que não encontram o prazer de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!