quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Memorial de Leitura - cursista Inácia


Comecei a minha formação leitora por volta dos 2 aos 3 anos de idade, quando minha mãe adestrava a carta de ABC ao meu irmão (6 anos mais velho). À medida que ela ia ensinando as letrinhas e as sílabas, eu prestava atenção na pronúncia. A seguir comecei a ler palavrinhas da revista "placar" e o primeiro livro que realmente conheci foi o "Novo Testamento", presente de um tio que era evangélico. Através desta obra intelectual, eu passava as lições para minhas bonequinhas (três, presente do meu irmão e das minhas madrinhas Cleide e Sebastiana). Lembro--me que aos 5 anos, comecei a ler para os evangélicos; essa alegria durou pouco, porque o meu pai tocou fogo na bíblia e eu chorei bastante ( entendo sua ignorância por não compreender a semelhança existente entre o novo testamento católico e o evangélico ). Ao seis anos, comecei a frequentar a pré-escola que, na época era apenas para brincar e adaptar-se ao ambiente educacional. Aos 7 anos, ajudava a fazer as leituras na missa e me envolvia com catecismos e outras leitura religiosas. Nesta época já fazia o ensino regular, sendo admirada pelas pessoas pela fluente leitura que eu já tinha conseguido. Durante este período passei por 3 estabelecimentos: Escola Estadual "Manoel Noberto" (Povoado Santo Antônio), Escola Caetano Dantas e Manoel Hipólito do Sacramento (ambas em Carnaúba dos Dantas). Ao ficar adolescente, envolvi-me com histórias de santos, fotonovelas e mais adiante com livros literários e assim fui me entusiasmando cada vez mais pela leitura. O antigo ginásio e o Ensino Médio cursei na Escola Estadual "Monsenhor Amâncio Ramalho" que funcionava no "Arnaldo Bezerra", escolas que hoje sou integrante como professora. Nunca fui muito estudiosa, mas era sempre amiga dos livros.
Após dois anos, decidi fazer o vestibular e fui aprovada no curso de Letras ingressando assim na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde deleitava-me a cada dia com a minha paixão pela leitura. Atualmente, leio livros variados e uma diversidade de revistas como: Veja, Superinteressante, Época, Terra, Galileu, National Geographic, Speak up, mundo Jovem entre outras de grande circulação. Hoje posso dizer: a leitura é parte integrante da minha vida, ando sempre acompanhada de um livro ou uma revista praticamente em todo lugar que eu transito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!