sábado, 25 de julho de 2009

Ler para quê?


Texto retirado do blog do meu amigo Gilberd( http://gilberd.wordpress.com/), que tão bem escreve sobre assuntos variados e com tanto competência. Seu artigo abrilhantará meu espaço com suas ideias.

Todos sempre falam da importância da leitura, principalmente nós, educadores, que a leitura nos abre fronteiras, que é essencial para a vida cidadã. Recentemente José Saramago publicou em seu blog uma proposta de leitura, depois da insistente pergunta sobre qual livro ele indica para a leitura durante o verão. Ler é bom, faz bem à saúde mental, fez bem para a imaginação e você se torna uma pessoa mais informada.
Só que ao mesmo tempo em que se aconselha tanta leitura vejo pouco exemplos de pessoas que lêem. E ainda pior: não se fala por quê ler. Como se ler bastasse para dizer para que serve. Para a criança e adolescente não é assim que a coisa funciona. Se não houver uma experiência agradável da leitura, não desenvolverá nunca o gosto pela leitura. Muitos educadores também aconselham a leitura aos seus estudantes mas não dão o exemplo, que é a parte mais importante.
Como diz Rubem Alves, é preciso causar a fome para que a vontade de comer aconteça. Se a criança não for instigada, não sentir curiosidade, não lerá. Certa vez eu levei um livro de crônicas de Fernando Sabino e li alguns na minha sala de 8° ano. Mas não concluí a leitura da crônica, disse que quem quisesse conhecer o resto pegasse o volume na biblioteca. Para minha felicidade, alguns alunos procuraram o livro com a vontade conhecer mais do autor.
Mas, ler para quê? Para adquirir informações e construir conhecimento. Adquirir informações e construir conhecimento não é prerrogativa da leitura. Pode-se ler sem entender coisa alguma. E não servir para nada. Pode-se aprender muita coisa sem a leitura e adquirir um conhecimento fantástico. Não é sábio só quem lê. É sábio quem busca meios de usar melhor as informações que recebeu. A leitura é só parte da busca pelo conhecimento. E é por isso que, muitos dos meus estudantes do ensino público, embora com deficiência na leitura são ótimos quando recebem a informação de forma oral e quando expressam seus conhecimentos.
Ler é importante mas não é tudo. Tem que se saber o que ler, para quê, por quê, serve para quê. Leitura à toa só enfada e distancia o estudante dos livros. Caro colega educador, dê sugestões de leitura de acordo com o perfil do seu estudante. E mais importante: dê o exemplo, comente com eles sobre livros, sobre revistas ou sites que você lê.

2 comentários:

  1. Olá amiga!!! sempre passando para apreciar o seu desenvolvimento no programa.
    Parabéns pelo seu empenho e dedicação...
    FORÇA E DETERMINAÇÃO GESTALEIROS!!!
    Abração, Ana Juralice.

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  2. Rúbia, fico muito lisonjeado e envaidecido de um texto meu vir parar aqui no seu blog. Para mim é uma honra e uma satisfação, espero que ele seja realmente útil aos seus objetivos. Você é sempre bem vinda!
    Grande Abraço
    Gilberd Soares

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