sexta-feira, 10 de julho de 2009

5º Encontro do GESTAR II - Língua Portuguesa

Pauta da Oficina 6 – 08/07/2009

“A narrativa revelará sempre a marca do narrador,
assim como a mão do artista percebida na obra do inventor”.
(Walter Benjamin)


1. Acolhida com o texto de Lygia Bojunga: A professora e a maleta.

Tomei a liberdade de reproduzir esse texto da Lygia Bojunga Nunes do livro "A casa da madrinha" foi indicado pela minha querida amiga Guia Lopes, supervisora da E. M. Cantídia Auda Pires, pessoa que admiro muito.

“ A Professora era jovem; a maleta era velha, meio estragada, e de um lado tinha o desenho de um garoto e uma garota de mão dada, vestindo igual. Cabelo igual, risada igual.
A Professora gostava de ver a classe contente, mal entrava na aula e já ia contando uma coisa engraçada. Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia. Tinha pacote pequenininho, médio, grande, tinha pacote embrulhado em papel de seda, metido em saquinho de plástico, tinha pacote de tudo quanto é cor; não era à toa que a maleta ficava gorda daquele jeito.
Só pela cor do pacote as crianças já sabiam o que é que ia acontecer: pacote azul era dia de inventar brincadeira de juntar menino e menina; não ficava mais valendo aquela história mofada de menino só brinca disso, menina só brinca daquilo, meninos do lado de cá, meninas do lado de lá.
Pacote cor-de-rosa era dia de aprender a cozinhar. A Professora remexia no pacote, entrava e saía da classe e, de repente, pronto! montava um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um tal de experimentar receita que só vendo.
Pacote vermelho era dia de viajar: saía retrato do mundo inteiro lá do fundo do pacote; espalhavam aquilo tudo pela classe; enfileiravam as carteiras pra fingir de avião e de trem; quando chegavam nos retratos um ia contando pro outro tudo que sabia do lugar.
Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir. Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava pensando se abria ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
Pacote verde era dia de aprender a pregar botão, botar fecho, fazer bainha na calça e na saia. Se o verde era bem forte, era dia de aprender a cortar unha e cabelo.
Verde bem clarinho era dia de consertar sapato. E tinha um verde, que não era forte nem claro, era um verde amarelado, que as crianças adoravam: era dia da Professora abrir pacote de história. Cada história ótima.

2. Dinâmica Bala do Crescimento:

Apresentação: Balas coloridas.
Composição: Cada bala contém ingredientes com grandes doses de amizade, amor,beleza, caridade, esperança, fé, fraternidade, humildade, companheirismo e outras virtudes.
Informações ao paciente: Deve ser mantidos ao alcance de crianças, velhos e adultos, para ser usado sempre que necessário.
Indicações:
• Bala rosa – canaliza para você a simpatia das pessoas à sua volta.
• Bala branca – acalma a agitação interior, neutraliza as energias negativas e garante a paz.
• Bala vermelha – combate o desânimo.
• Bala verde – é antídoto para quando estiver aborrecido e magoado.
• Bala amarela – abre a mente para solucionar problemas.
• Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.
Efeitos colaterais: Pode causar dependência.
Reações adversas: durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bemestar
e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.
Validade: agora e sempre.

3. Técnica Interrogadores e Peritos: devido o desfalque de participantes (apenas 3), fizemos as perguntas e discutimos a cerca do texto gerador da página 197 do TP3, de Jô Soares.

4. Apresentação dos Avançando na Prática realizados em sala por parte das professoras presentes, Maria José, Verônica e Inácia Lúcia.

5. A partir da interrogativa: Vivemos em um país letrado? Fizemos uma sondagem do que as professoras sabiam sobre o tema e podemos perceber pontos para que no próximo TP possamos desenvolver o tema Letramento com sucesso tanto como no tema Trabalho.

6. A avaliação da Oficina 6 contou com relatos das professoras que disseram estar satisfeitas com os resultados das atividades realizadas e empolgadas em dar continuidade aos estudos dessa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!