quarta-feira, 24 de junho de 2009

4º Encontro GESTAR II - Língua Portuguesa

Na noite de segunda-feira, dia 22 de junho, aconteceu mais um encontro da formação continuada em serviço GESTAR II. Teve a seguinte pauta:
  1. Acolhida com o texto Saber Mudar, que fala na importância de enfrentarmos as situações com novas soluções, deixando as do passado para trás.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar voo para longe.Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez, cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:
- Tem um canudo ali, nade até lá e suba.
A mosca tenaz respondeu:
- Pode deixar que eu sei como resolver esse problema.E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
Moral da história:Soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas.
Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir...Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

Texto extraído do Blog do colega de formação Ýkaro Campelo: http://registrosandinformations.blogspot.com/

2. Em seguida fizemos o relato das experiências das arividades desenvolvidas em sala de aula nas unidade 9 e 10 com amostragem de produções.

A cursista Maria José trouxe um livro produzido pelos alunos do 7º ano A sobre fábulas, pesquisaram, ilustraram e formaram uma coletânea com os resultados da pesquisa.

A colega Inácia mostrou no seu próprio blog: http://inalu.blogspot.com/ o trabalho desenvolvido por seus alunos, tanto com a biografia como com fábulas, e ainda um grupo que fez um vídeo do livro A moreninha, José de Alencar.

A cursista Mariclécia que já havia relatado sua experiência com a biografia, nos disse que está desenvolvendo um trabalho com o cordel e nos mostrará no próximo encontro.

Já a colega Goretti falou que fez o trabalho da biografia com suas turmas de EJA e foi um suceso, no Ensino Fundamental foi bom mas não como gostaria. Também desenvolveu trabalhos com a poesia produzindo um caderno poético que trará na próxima vez, uma vez que esqueceu.

A cursita Verônica está realizando um trabalho no 6º ano C com o filme Uma ponte para Terabitia, com produção de texto e socializará no próximo encontro.

3. No desenvolvimento da Oficina 5 do TP 3, planejamos atividades de leitura, interpretação e produção com vários textos a partir do Envelope da Linguagem. Cada participante ficou com um gênero textual e o transformou em outro.

Mariclécia ficou com a bula de um remédio para controlar a febre e produziu uma propaganda:

Fala: Final de semana é cheio de novidade. Tem piscina, brincadeira, guloseimas, aquela diversão! E quando tudo isso acaba, o que acontece? Logo na segunda, o dia já se inicia cheio de dor, uma febrezinha aqui, outra inquietação ali, enfim, sabe o que eu faço? Eu procuro ter em casa T......... . Reduz a febre, atuando no centro regulador da temperatura e além disso, diminui a sensibilidade para a dor. Resultado? Maravilhoso. Meu filho amanhece forte e disposto, sem preguiça nenhuma para ir a escola.

Obs.: Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Se os sintomas persistirem, procure o médico.

Inácia fez um comentário sobre o livro que retirou do Envelope da Linguagem:

Maria José retirou horóscopo e fez um anúncio:

Goretti retirou uma mensagem sobre Paz e fez uma poesia:

4. Como Lição de Casa deixamos as atividades das Unidades 9 e 10 do TP 3 para que fizessem, já que quase todas ainda não tinham feito todas e também para que realizassem as atividades sugeridas no AAA3, mesmo com a pouca disponibilidadede material por parte das escolas.

5. Encerramos com a mensagem Tantra Nepal em slides, que fala nas coisas importantes que não deixemos de fazer durante a vida como: - Plantar um árvore, por exemplo.


2 comentários:

  1. Oi, Rúbia,
    Amei o visual do seu blog (tô moooooooooooooooooorta de inveja!!! rsrs) e fiquei encantada com o que vc escreve sobre as oficinas, tudo muito claro e prático. Seu prazer por ser formadora do Gestar tbm é muito claro para mim. Parabén pelo trabalho.
    bj bem grandao.

    ResponderExcluir
  2. Rúbia a net não está boa aqui em casa e já postei vários recados e não deu certo chegar até vc.
    Olha amiga!!! parabéns pelo seu empenho no Gestar Língua Portuguesa, deixa claro o seu dinamismo e sua dedicação.
    Vou acompanhar todo o desenvolvimento.
    Qual o endereço do blog de Márcia(Acarí?) Um abração!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre a postagem. Obrigada!