sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mídias na Educação

Outra grande oportunidade para podermos atualizar nossos conhecimentos, voltar a estudar com vontade e dialogar com professores sobre esse mundo maravilhoso da Educação.
A troca de experiências, o diálogo, a maneira como estamos todos em buca do novo, me deixa muito feliz e percebo que nossa estagnação diante dos acontecimentos está muito longe de acontecer.
Estamos sim, cada vez mais mobilizados em aprender, em inovar, em buscar mudanças para nossa classe.

Colocarei aqui, algumas de minhas atividades realizadas através do Mídias na Educação, como forma de diário ou portfólio tão em moda naforma de avaliar atual.

Atividade 1 - Etapa 1
Meu nome é Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, nasci em Mogi das Cruzes - São Paulo. Meus pais são naturais de Acari - RN, onde moro atualmente.Viajei muito pelo Brasil devido o trabalho de meu pai, que era operador de máquinas em uma grande empresa de construção civil. Morei em lugares como Biritiba Mirim/SP, Pedreiras/MA, Anápolis/GO, Brasília/DF e, finalmente, Acari/RN.Estudei em diversas escolas brasileiras e salvo as devidas proporções, as de Acari foram as melhores. Cursei Letras na UFRN, campus de Currais Novos. Prestei vários concursos para professor e tive a felicidade de poder escolher entre os melhores locais: Acari e Parelhas.Em Acari sou secretária escolar concursada e gosto muito do que faço, organizar os documentos, preparar cadernetas enfim, deixar tudo pronto para que a escola caminhe bem.Em Parelhas sou professora polivalente, já fui da Sala de Vídeo, supervisora, professora de informática. Identifiquei-me muito com a supervisão mas como não tenho Pedagogia, precisei sair. Desenvolvi boas aulas na sala de vídeo (telessala). Em conjunto com outras colegas (entre elas Vera Lúcia que faz parte da turma 07 também) fiz o curso da TV Escola: Tecnologias na Educação - Desafios de Hoje, no projeto envolvemos vídeo, TV, computador entre outros recursos.Acredito que a sala de vídeo seja um ótimo local para se desenvolver bons projetos com as mídias. Planejava aulas com vídeos veiculados pela TV Escola, utilizávamos incentivação com músicas, dinâmicas ou textos. Desenvolvia a aula com o vídeo e após sua exibição sempre tinha uma atividade destinada a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nossas aulas faziam sucesso e rendia lindas produções feitas pelos alunos.Já na Sala de Informática, dava aulas instrucionais mesmo, por exemplo: como surgiu o primeiro computador, quem o produziu, para que servia, também as peças que o compõem e só aí iniciava o ligar/desligar, área de trabalho enfim, o básico, criar pastas, arquivos etc. Na supervisão utilizava vídeo, retroprojetor, música, internet tudo para preparar um bom dia de estudo, de planejamento para os professores, onde pudesse sugerir algo para suas aulas.Diante desse relato, vê-se que o uso das tecnologias e mídias na sala de aula é de grande proveito e rendimento. Como diz Vânia Kenski há um duplo desafio para a educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.


Atividade 2 - Etapa 1
Lendo os textos percebe-se que estão numa mesma linha: os meios tecnológicos como vilão.
Setzer abomina o uso do computador precocemente. Diz que o computador força a um raciocínio restrito, lógico-simbólico, no que não está de todo errado.
Reporta a TV a um patamar de grande culpada da violência que adentra nossas casas.
Aqui, não nego nenhuma de suas afirmações, mas sou de outra linha, uma que vê os meios tecnológicos como aliados ao ensino aprendizagem.
A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas.
Em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida.
A ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos.
Em um de seus livros Vânia Kenski mostra que as tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano.
As novas TICs não são apenas meros suportes tecnológicos. Elas têm suas próprias lógicas, suas linguagens e maneira particulares de comunicar-se com as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas das pessoas.

Atividade 3 - Etapa 1
No Portal do Professor - Sugestões de Aulas, procurei por aulas através do verbete leitura. Na listagem obtida escolhi duas: Usando estratégias de leitura durante a alfabetização e Leitura e interpretação de imagens.
A primeira aula está voltada para o Ensino Fundamental inicial - Alfabetização, utiliza música para que o aluno realize antecipações e interpretações durante a leitura, ajustar o texto falado ao escrito e desenvolver atitudes de colaboração. Bem planejada e desenvolvida, utiliza vários recursos como a música Aquarela de Toquinho, o videoclipe está disponível no Portal do Professor. Desenvolve a aulas com pausas, argumentos e as crianças podem cantar junto. A partir das ilustrações feitas, cria um novo clipe agora feito pelas crianças com ajuda do programa de computador Power Point. Faz observações sobre os alunos que ainda não lêem convencionalmente e qual estratégias de leitura utiliza para localizar trechos da música.
A segunda aula destina-se ao Ensino Médio: Leitura e interpretação de imagens, busca desenvolver a reflexão, criatividade, senso crítico e a interpretação através das leituras de imagens como charges e história em quadrinhos. Analisa a linguagem verbal e não-verbal. Para fundamentação da aula foi utilizado vídeos do Domínio Público um site bem visitado por professores já que disponibiliza muitos vídeos de várias áreas do conhecimento. Utiliza também gibis e charges em sua proposta. Os alunos fazem recorte e colagem para elaborarem imagens diversas para ser interpretada pelos outros. Fazem ainda escolha dos mais votados e são convidados afazer redação sobre o tema e participarem de concurso entre as salas. Usa vários sites como pesquisa e faz uma avaliação bem planejada com critérios pré-estabelecidos onde os alunos já tem ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados.
São aulas planejadas previamente, bem elaboradas e com vários recursos tecnológicos sendo utilizados. Acredito que as perguntas que poderiam surgir sobre as aulas foram sendo respondidas no decorrer da leitura das mesmas.
Arlindo Machado (2000) nos diz que há uma enorme diversidade de programas que podem ser utilizados com finalidades educativas.Em certo sentido, é possível considerar que todo e qualquer programa audiovisual tem um potencial educativo, desde que seja trabalhado pedagogicamente.

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