sexta-feira, 15 de maio de 2009

Palestra com Renata Hunka - SEBRAE

TEMA: Qualidade no atendimento e no relacionamento com o cliente (aluno)

A palestrante Renata iniciou pedindo para identificarmos quatro figuras nos slides: uma quadrado vermelho, um círculo verde, um triângulo amarelo e um retângulo preto. Escolhemos o que mais nos identificamos e justificamos a resposta. Isso para mostrar que nossos alunos são diferentes e precisam de atendimento e acompanhamento diferentes.

Falou que precisamos entender o cliente (aluno), observar seu comportamento, conquistar e manter nosso aluno.

"É mais caro conquistar um cliente, do que mantê-lo fiel".

Fator qualitativo: PESSOAS!
  • empreendedor (diretor): ponto de partida (o exemplo);
  • colaborador (professores e funcionários): a prática (consciência e motivação);
  • cliente (aluno): sua satisfação é a avaliação.

Ciclo da qualidade:

  • PLANEJAR - SELECIONAR EQUIPES - DELEGAR FUNÇÕES - VERIFICAR

"Nenhuma mudança qualitativa é introduzida por decreto. Trata-se de um processo de mudança cultural e aperfeiçoamento contínuos. Para vencer num mercado competitivo, temos sempre de buscar qualidade acima de tudo."

Apesar da palestra estar voltada para o comércio, podemos facilmente transformar as informações para nossa realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos em nosso dia-a-dia nas escolas.

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