domingo, 31 de maio de 2009

Fábula


Olhando o orkut de Arianne, descobri essa pequena fábula e resolvi postar aqui. Nem sei bem o motivo, mas...


A INVEJA NÃO BRILHA


Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vagalume que só vivia para brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...No terceiro dia, já sem forças o vagalume parou e disse à cobra:
VAGALUME: Posso fazer três perguntas ?
COBRA: Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar...
VAGALUME: Pertenço a sua cadeia alimentar ?
COBRA: Não.
VAGALUME: Te fiz alguma coisa ?
COBRA: Não.
VAGALUME: Então por que você quer me comer ?
COBRA: PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR...
Infelizmente, muitas pessoas agem assim, tentando atrapalhar as nossas vidas, mais são essas mesmas pessoas que nunca vão pra frente.

By: Arianne Medeiros

sábado, 30 de maio de 2009

Poesia


Sou capaz

Sou capaz...
Mesmo que eu erre
Sou capaz...
Mesmo que eu demore
Sou capaz...
Mesmo que os outros não gostem
Sou capaz...
Mesmo que às vezes eu desanime
Sou capaz
Mesmo que eu chore porque às vezes cansa ser vista como incapaz
Mas mesmo assim levanto a cabeça e digo:
Sou capaz, sabe por quê?
Sou filha de Deus, fui criada a sua imagem e semelhança
Ele me criou para vencer
Eu vou vencer apesar de por momentos não ser capaz
Ainda duvidas?

Vera Lúcia de Sousa Sena

Próximo encontro do GESTAR II

Será na segunda-feira, dia 01 de junho, às 18 horas e 30 minutos, na Secretária Municipal de Educação de Parelhas/RN.
Apresentaremos nossas reflexões, atividades realizadas, dúvidas e dificuldades surgidas na unidade estudada.
Contamos com a presença de "todas" as participantes, afinal são tantas... Apenas 6!!!!!! (kkkkkkk)
Quantidade não interessa e sim, qualidade.
Beijos gestaleiros.

Festa das Mães


Tema

Apresentação FLORES PARA A MAMÃE

Jailton e Rosineide - Não se vá (Jane e Erondi)

Secretária de Educação Francinete e Rainha das Mães 2009 Sílvia

Diretor Jailton e Rúbia (a pequena é minha Alanda)
"Ser mãe é padecer no paraíso"


Na quinta-feira, dia 28, realizamos a Festa das Mães da Escola Municipal Cantídia Auda Pires, em Acari/RN.
O tema foi MÂE: ELO DE AFETIVIDADE NA FAMÍLIA.

Contou com a presençade um grupo de danças com alunas da escola, apresentação temática dos funcionários e uma dupla cômica. Fizemos o desfile da Rainha das Mães 2009, brincadeiras, terminando com um jantar. Cada mãe recebeu um brinde e também uma lembracinha da escola.

A festa foi um sucesso!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lembranças

Ontem, 26 de maio, fez 17 anos que desfilei na Rosa de Maio de Acari.
Estava pensativa e relembrando tudo que passei desde lá.
Vi que a vida foi bem generosa comigo. Claro, com um pouquinho de dedicação de minha parte.
Consegui através de muito trabalho, de estudo e comprometimento, um diploma, emprego, constituir família... enfim, uma vida boa, tranquila, estável, produtiva.
Gostaria muito que os nossos jovens pensassem na importância do estudo e do trabalho.
O que conquistei foi através de muito esforço e dedicação, sem farras, bebedeiras, excessos.
Agradeço a Deus pela vida maravilhosa que tenho junto a meu marido e filha.


Em tempo: As garotas que desfilaram comigo foram: Syslany (1º lugar - trabalha na Saúde), Rúbia (2º lugar), Sheila (3º lugar - trabalhou como vendedora na Maré Mansa), Dalcineide (4º lugar - cigana) e Iara (5º lugar - filha de Maria Medeiros), infelizmente não tenho fotos das outras meninas.


domingo, 24 de maio de 2009

Eterna Cecília

Para quem, como eu, admira a poetisa:

RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
_Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

sexta-feira, 22 de maio de 2009

2º Encontro do GESTAR II - Língua Portuguesa

Árvore das expectativas

Marcos em nossa trajetória

PAUTA DA REUNIÃO

  • Vídeo: O Saber e o Sabor
  • Árvore das expectativas
  • Slides: Saudade e lembranças
  • Texto: Nossa história
  • Marcos em minha trajetória
  • Elaboração do cronograma de estudos
  • Apresentação detalhada do Guia Geral, Cadernos de Teoria e Prática e Atividades de Apoio a Aprendizagem
  • Esclarecimentos sobre o Avançando na Prática
  • Lição de casa
  • Avaliação do encontro

Iniciamos com a exibição do vídeo O Saber e o Sabor, para que os participantes refletissem sobre a importância do "educador", a magia de ensinar. Com o apoio da Árvore das exppectativas, colocamos em maçãs o que trouxemos para o encontro e nas folhinhas, o que queremos levar do GESTAR II - Língua Portuguesa.

Apresentamos os slides Saudade e Lembrança (retirado de um site de mensagens) que junto com o texto Nossa história ajudou a falarmos sobre os Marcos de nossa trajetória.

Nossa História
Deus fez de nós escritores, e de nossa vida, um livro.
Cada relacionamento é um capítulo,
e depende de nós garantir que "as personagens"
sejam dignos de nele serem incluídos.

Alguns capítulos são doces e inesquecíveis,
enquanto outros, dolorosos,
mas repletos de lições de vida.

O mais importante é lembrar que
a caneta está entre nossos dedos,
e que somente nós podemos decidir
como será o desenrolar de nossa história.
(Saralee Rosenberg)

Elaboramos o cronograma de estudos até o próximo encontro do GESTAR II em Natal/RN com os formadores da Universidade de Brasília.

Estudamos o Guia Geral, os Cadernos de Teoria e Prática e os de Apoio a Aprendizagem do aluno já que os mesmo provocam dúvidas e mais dúvidas em sua utilização. Na oportunidade, esclarecemos o que é o Avançando na Prática e como seriam trabalhados em sala de aula e apresentado aos colegas cursistas.

Deixamos as unidades 9 e 10 para estudo e resolução das atividades nelas propostas e um gostinho de quero mais fazendo a avaliação do encontro através de palavras:

Mariclécia disse que foi "mais do que esperava, mais dinâmico, mais empolgante".

Verônica falou que "adorou, esperava ser monótono, sem ação, só estudo de textos".

Maria José afirmou "já esperava que seria assim pela apresentação e divulgação do GESTAR II".

Goretti disse que "o encontro a deixou ligada, com vontade de realizar as atividades".

Inácia Lúcia em seus escritos relata que "está muito empolgada nos estudos, onde vê a possibilidade de melhoria para suas aulas".

E, para a formadora que ora escreve, o encontro foi maravilhoso pela receptividade dos cursistas, vontade em realizar algo novo em sala de aula.


MINHAS CURSISTAS

  1. Inácia Lúcia de Medeiros
  2. Inácia Maria de Azevedo Medeiros
  3. Maria Goretti de Macedo Diniz
  4. Maria José da Silva
  5. Mariclécia Bezerra de Araújo
  6. Verônica dos Santos Silva

Em tempo: Uma professora não fez a adesão ao programa, alegando que o mesmo não seria interessante para ela, que em nada contribuiria para sua prática pedagógica. É triste uma professora jovem, com apenas 12 anos de experiência em sala de aula ter esse tipo de pensamento. O GESTAR seria uma ótima oportunidade para ela modificar seus pensamentos, atualizar conteúdos e procedimentos e, principalmente, sua postura como educadora.

Convite para 2º Encontro do GESTAR II

Acontecerá nesta 5ª feira, dia 21/05, às 18 horas e 30 minutos,
na Secretaria Municipal de Educação de Parelhas o
2º Encontro do GESTAR II - Língua Portuguesa.
Contamos com a presença dos professores participantes
dessa formação continuada para juntos promovermos
uma educação reflexiva em nosso município.
Abraços gestaleiros.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Para Refletir

A GENTE SE ACOSTUMA
Marina Colassanti

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão.A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto.
A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá.Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado.
A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.
A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Palestra com Renata Hunka - SEBRAE

TEMA: Qualidade no atendimento e no relacionamento com o cliente (aluno)

A palestrante Renata iniciou pedindo para identificarmos quatro figuras nos slides: uma quadrado vermelho, um círculo verde, um triângulo amarelo e um retângulo preto. Escolhemos o que mais nos identificamos e justificamos a resposta. Isso para mostrar que nossos alunos são diferentes e precisam de atendimento e acompanhamento diferentes.

Falou que precisamos entender o cliente (aluno), observar seu comportamento, conquistar e manter nosso aluno.

"É mais caro conquistar um cliente, do que mantê-lo fiel".

Fator qualitativo: PESSOAS!
  • empreendedor (diretor): ponto de partida (o exemplo);
  • colaborador (professores e funcionários): a prática (consciência e motivação);
  • cliente (aluno): sua satisfação é a avaliação.

Ciclo da qualidade:

  • PLANEJAR - SELECIONAR EQUIPES - DELEGAR FUNÇÕES - VERIFICAR

"Nenhuma mudança qualitativa é introduzida por decreto. Trata-se de um processo de mudança cultural e aperfeiçoamento contínuos. Para vencer num mercado competitivo, temos sempre de buscar qualidade acima de tudo."

Apesar da palestra estar voltada para o comércio, podemos facilmente transformar as informações para nossa realidade e aplicar os conhecimentos adquiridos em nosso dia-a-dia nas escolas.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Flashes da aula inaugural


Noite de Apresentação


Recebemos os professores de Língua Portuguesa e Matemática com muita ansiedade e empolgação. A apresentação do GESTAR II contou com a presença do prefeito Francisco Medeiros, da Secretária Municipal de Educação Ildelita Roque, os diretores Márcio Alves da E. M. Arnaldo Bezerra e Maurice Diniz da E. M. Vereador Inácio Miranda dos Santos e ainda de sua vice diretora Graça Roque. Abrilhantando ainda mais a noite, tivemos a participação das supervisoras dessas escola: Iracema Medeiros e Vera Lúcia Sena (EMAB), Lúcia Silva e Josenice Diniz (EMVIMS).

A abertura foi feita pela Secretária de Educação Ildelita Roque que falou da importância do GESTAR II para o desenvolvimento da educação parelhense e parabenizou os professores que fizeram a adesão ao programa. O prefeito Francisco Medeiros felicitou a todos pela oportunidade de fazer essa capacitação em serviço, e falou ainda da possibilidade de melhoria da aprendizagem dos alunos com esse estudo que será feito pelos professores do 6º ao 9º ano. A coordenadora pedagógica do GESTAR II em Parelhas, Maria Inês expôs o Programa para os participantes falando dos seus objetivos, estrutura do curso e certificação. Os formadores de Língua Portuguesa e Matemática - Rúbia e Frank, respectivamente, também relataram como transcorreria do programa.
A Secretária Ildelita Roque entregou um kit aos participantes contendo um caderno, lápis, borracha e caneta. Dentro da pasta seguia o texto:

Caro professor...

Este é um kit para lhe acompanhar nos encontros. Nele você encontrará:
Uma pasta – para guardar todos os ensinamentos e experiências positivas;
Um lápis – pois escrever nos faz entender o que querem fazer e com isso aumentamos o nosso potencial criativo;
Uma borracha – é melhor apagar os mal-entendidos e as experiências negativas;
Um caderno – para não perder nenhuma ideia que nos seja valorosa;
Um clip – para ajudá-lo a manter tudo junto;
Uma balinha – para lembrar que na vida existem muitos momentos doces.

Seja bem vindo!
Equipe gestaleira

Em seguida as apresentações foi cantado o Hino de Parelhas e servido um delicioso lanche, lembrando aos participantes que após o intervalo os formadores sentariam individualmente com seus cursistas para discutir cronograma de estudo e entrega do material do curso.

Sua história

A vida é um pedaço de papel em branco, onde nossas escolhas e atitudes vão sendo anotadas. São elas que contam a história de cada um.
A Secretaria Municipal de Educação acredita que é você quem deve escrever a sua história. Mais do que isso, ela está sempre ao seu lado, dando todo o suporte de que você precisa para fazer as escolhas corretas e tomar as atitudes necessárias.
Não acredite que a sua história já foi escrita e que você não pode mudar isso.
Com o GESTAR II, você pode sim. A partir de agora.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro
Formadora do GESTAR II – Língua Portuguesa
O formador Frank Kleber apresentou uma reflexão intitulada Grande Axioma da Vida, para refletirmos sobre a importância de mudar, viver em evolução, sair da estagnação e procurar o novo.
Esta oficina teve a duração de 04 horas.

Planejamento

CONVITE

“Será que vale a pena?
Tudo vale a pena
em nossos sonhos
em nosso trabalho
em nossos educandos.
Vale a pena, se a vontade for grande
e o medo pequeno.”
(Fernando Pessoa)

Com essa vontade, convidamos vocês, professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, para nos encontrarmos dia 12 de maio, às 19 horas, na EMAB, com o objetivo de planejarmos nossas atividades para o 2º bimestre letivo.
Lembramos que será pagando o sábado letivo, 25/04.
Contamos com sua presença radiante!
Equipe gestora e pedagógica.


E. M. ARNALDO BEZERRA

ENCONTRO COM PROFESSORES
ANOS FINAIS – ENSINO FUNDAMENTAL

PAUTA – 12/04/2009

1. Reflexão: O poder do sorriso
2. Texto para estudo: Competências e habilidades
3. Slides: Compromisso
4. Planejamento do 2º Bimestre (conteúdos e procedimentos)
5. Encerramento - dinâmica: Atire a primeira flor


Iniciamos com a reflexão O poder do sorriso com o objetivo de demonstrar a importância de sermos bem recebidos na escola ou em qualquer lugar que frequentamos.
Como nos sentimos bem sendo recepcionados por um sorriso, por uma palavra amiga.

O PODER DO SORRISO

Um sorriso não custa nada, mas cria muitas coisas.
Dura só um momento, mas sua lembrança perdura pela vida a fora.
Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo.
Não tem utilidade enquanto não é dado.
E se no seu caminho encontrares uma pessoa
por demais cansado para lhe dar um sorriso, deixa-lhe o seu,
pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto
aquele que não tem mais um a oferecer.
Seu sorriso será tão precioso para esta pessoa
que no momento que ela receber ela sentirá a magia
da felicidade incendiar o seu viver, e ela
de gratidão lhe retornará um belo e meigo sorriso.
Por isso, meus queridos amigos, conservem este brilho
de alegria em seu rosto, pois mesmo que você não perceba
através do seu sorriso, você transmite para as pessoas
que caminham ao seu lado
força, alegrias e coragem!

Após a reflexão pelo grupo passamos a leitura compartilhada do texto baseado em Perrenoud (1999), para discussão sobre Competências e habilidades do professor para desenvolver bem suas aulas.

Mas o que são, afinal, competências e habilidades?
Como muito bem coloca Perrenoud (1999), não existe uma noção clara e partilhada as competências. Mas do que definir convém conceituar por diferentes ângulos:
Poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário.
A competência abarca, portanto, um conjunto de coisas. Perrenoud fala de esquemas, em um sentido muito próprio. Seguindo a concepção piagetista, o esquema é uma estrutura invariante de uma operação ou de uma ação. Não está, entretanto, condenado a uma repetição idêntica, mas pode sofrer acomodações, dependendo da situação.
Vejamos um exemplo:
Quando uma pessoa começa a aprender a dirigir, parece-lhe quase impossível controlar tudo ao mesmo tempo: o acelerador, a direção, o câmbio, a embreagem, o carro da frente, a guia, os espelhos (Meu Deus, três espelhos! Mas eu não tenho que olhar para frente??). Depois de algum tempo, tudo isso lhe sai tão naturalmente que ainda é capaz de falar com o passageiro ao lado, tomar conta do filho no banco traseiro e, infringindo as regras de trânsito, comer um sanduíche. Adquiriu esquemas que lhe permitiram, de certo modo, “automatizar” as suas atividades.
Por outro lado, as situações que se apresentam no trânsito nunca são iguais. A cada momento terá que enfrentar situações novas e algumas delas podem ser extremamente complexas. Atuar adequadamente em algumas delas pode ser a diferença entre morrer ou continuar vivo.
A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
Diz Perrenoud que “uma competência orquestra um conjunto de esquemas. Envolve diversos esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação”.
Pensemos agora na nossa realidade como professores. O que torna um professor competente?
Ter conhecimentos teóricos sobre a disciplina que leciona? Sem dúvida, mas não é suficiente. Saber, diante de uma pergunta inesperada de um aluno, buscar nesses conhecimentos aqueles que possam fornecer-lhe uma resposta adequada? Também.
Conseguir na sala de aula um clima agradável, respeitoso, descontraído, amigável, de estudo sério? Bem, isso seria quase um milagre, uma vez que várias dessas características, todas desejáveis, parecem quase contraditórias. Conseguir isso em um dia no qual, por qualquer motivo, houve uma briga entre os alunos? Esse professor manifestaria uma enorme competência no relacionamento humano.
Poderíamos listar várias outras. Perrenoud, em outro livro (10 novas competências para ensinar), trata de algumas delas.
O conceito de habilidade também varia de autor para autor. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não “pertence” a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes. Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para Sr um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes.

Competências e habilidades na sala de aula
A pergunta surge espontânea: o que o professor precisa fazer, então, para assumir esse novo papel?
Eu diria que um dos aspectos básicos é saber dosar o preparo e a programação das aulas com a improvisação. Talvez alguns fiquem chocados com esta colocação. Afinal, insistiu-se tanto na importância das metodologias de ensino, em aulas muito bem planejadas e pré-programadas, lançando mão dos mais diversos recursos pedagógicos. Mas o fato é que uma aula muito bem programa não dá espaço ao aluno.
É importante que um professor saiba como vai iniciar a sua aula, que recursos deverá ter disponíveis, os objetivos que pretende atingir. Entretanto, se cada passo da aula estiver previamente delineado ele tenderá a “escapar” dos questionamentos dos alunos, a inibir a sua participação (uma vez que isso sempre atrapalha o caminho previamente traçado), a seguir linhas de raciocínio que talvez sejam as suas, mas não as dos seus alunos.
Temos que evitar, entretanto, cair no pólo oposto: que as aulas aconteçam sem um objetivo concreto, (como um barco: existe um traçado original, do qual, entretanto ele muitas vezes se desvia por circunstâncias do caminho), é trabalhar sobre projetos ou problemas concretos. As competências e habilidades, desenvolvidas nesse contexto, já devem ir surgindo ou se aperfeiçoando com a necessária mobilidade. Os conteúdos conceituais serão também aprofundados na medida em que se fazem úteis ou necessários.
Evidentemente, para que se trabalhe adequadamente desta forma o primeiro a necessitar de competências com grande mobilidade e capacidade da transferência de conhecimentos para atender a situações concretas é o professor.
Infelizmente, como é freqüente que um professor de biologia seja capaz de reconhecer organelas celulares desenhadas em seu livro, mas não em um microscópio eletrônico... ou “dar” aos alunos toda uma tabela de classificação de insetos, inclusive com nome científico, e ser não saber de classificar um que o seu aluno trouxe do jardim.
Outro aspecto necessário para o desenvolvimento de competências – que são gerais, e não autorizadas – é a ruptura das barreiras que se criaram entre as diferentes disciplinas. É verdade que cada disciplina tem as suas particularidades, uma metodologia própria, uma abordagem epistemológica que lhe é característica. Entretanto, é também verdade que nenhum fenômeno complexo envolve uma única disciplina para a sua resolução.
É necessário que cada professor se sinta responsável pela formação global de seu aluno e não por um único aspecto, informativo e relacionado à sua área específica de atuação.

Texto cedido pela colega Maria da Guia Alves da E. M. Cantídia Auda Pires - Acari/RN.

Em seguida, fizemos a leitura do texto Compromisso, que seria apresentado com a ajuda de slides, mas devido uma falha técnica, fizemos a leitura com o grupo.

COMPROMISSO

Compromisso é mais do que fazer o que é conveniente ou confortável. Compromisso é fazer o que é necessário.
(Peter Wagner)

O verdadeiro compromisso é serio e é poderoso. Compromisso não é apenas dizer que você irá fazer. Compromisso é fazer. Compromisso é muito mais do que desejar e torcer pelas condições favoráveis. Compromisso é trabalhar com o que você tem.
Compromisso não é fácil. Compromisso não se retrai e nem foge ao primeiro sinal de problema. Compromisso persevera até que o alvo seja alcançado. Compromisso não perde tempo, reclama ou busca por um culpado. Compromisso se ajusta à realidade e segue corajosamente em frente.
São muitas as pessoas que se enganam pensando que podem ir longe na vida sem exercer o esforço do compromisso. Esse é um grande engano. Um real e sólido compromisso é um trabalho real. Compromisso produz resultados que nada pode se comparar.

“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.” (Salmos 37:24)

Partimos para o planejamento das atividades do 2º bimestre, com o apoio do Projeto: Paz e as Relações Humanas, que nos subsidiará até meados de julho/2009.

Para encerrar nossa noite de muito estudo, fizemos a dinâmica Atire a primeira flor, e ao final da leitura entregamos um pequeno girassol para os participantes.

ATIRE A PRIMEIRA FLOR
Glácia Daibert

Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para a treva a pequena lâmpada.
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso, talvez não na forma de lábios sorridentes,
mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem.
Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim,
ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.
Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar,
começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo.
Quando alguém estiver angustiado, consulte bem o que se passa,
talvez seja em busca de você mesmo que este irmão esteja.
Daí, portanto, o seu dever ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se,
primeiro pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último.
Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la.
Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio,
a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.
Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave.
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
Não atire a primeira pedra em quem erra de acusadores o mundo está cheio.
Nem por outro lado, aplauda o erro, dentro em pouco a ovação será ensurdecedora.
Ofereça sua mão para levantar quem caiu, sua atenção para aquele que foi esquecido,
seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém.
Quando tudo for espinho, atire a primeira flor, seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera que a compreensão edifica que o auxílio possibilita que o entendimento reconstrói.
Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.


PARTICIPANTES:
Inácia Lúcia - Língua Portuguesa
Maria José - Língua Portuguesa
Maria Lima (Rita) - Matemática
Francimari - Matemática
Adriana Dantas - História e Artes
Quênia - História e Cultura do RN
Rosidelma - Geografia e Ciências
Glória Lima - Matemática e Ciências
Vera Dias - Língua Portguesa e Inglês
Kátia - Educação Física
Vitória Brito - Ciências e Artes
Edvando - Matemática e Artes
Verônica - Geografia e Português
Miranilda - Geografia e Religião
Iracema - Supervisora
Rúbia - Supervisora

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CARTA CONVITE

Professores,
É notável as mudanças que estão ocorrendo na educação nacional e nós enquanto educadores não podemos ficar a margem. É preciso inovar a nossa prática pedagógica para que o aluno seja melhor assistido e sinta-se fortalecido no seu processo de aprendizagem, através de um ensino de qualidade.
Foi pensando assim que aderimos ao Programa Gestão da aprendizagem Escolar - GESTAR II, o qual destina-se a educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); para que você professor(a) de Língua Portuguesa e Matemática, participe de uma formação continuada que busca valorizá-lo como aquele que, ao mesmo tempo em que ensina, está em constante processo de aprendizagem.
Você está sendo convidado a participar dessa formação que terá início na próxima 4ª feira, dia 13 de maio, às 19 horas no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião será feita a adesão ao programa pelos professores.

Certos de sua participação, desde já desejamos sucesso.

ILDELITA ROQUE - Sec. Mul. de Educação

Projeto Educação Para Cultura de Paz


A Escola Municipal Arnaldo Bezerra participou hoje de uma tarde de estudo sobre Cultura de Paz, contando com a participação de todos os segmentos da escola.

O Projeto Educação para cultura de paz tem como objetivo formar profissionais multiplicadores imbuidos na promoção de um estilo de vida pacificador, elevando a igualdade de convivência na sociedade.

Público Alvo: profissioanis da saúde, supervisores e professores de Educação, técnicos e atores da assistência social e parceiros.

É desenvolvido através de seminários e oficinas de capacitação para mutiplicar parceiros do projeto; participação em eventos, colaboração em programas de rádio, mídia eletrônica e jornal local; produção de material didático, folders, botons, camisetas e cartazes; utilização de recursos multimídia.

Conta com apoio técnico de:

Conceição Bezerra - Supervisora do projeto, pedagoga e especialista em Geopolítica;
Inácio Marcolino - psicólogo e psicopedagogo;
Vânia Maria Dantas - psicopedagoga e supervisora da educação infantil;
Aparecida Almeida - assistente social/ auditora em serviços de saúde/ mestranda em Serviço Social UFRN.

"Não existe um caminho para a Paz. A Paz é o caminho". (Gandhi)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sonho Impossível - Maria Bethânia

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã este chão que eu deixei
Por meu leito e perdão
Por saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

Dia das Mães

Aula inaugural


A Secretaria Municipal de Parelhas realizará nesta 4ª feira, dia 13 de maio, às 19 horas sua aula inaugural para apresentação do Programa Gestão da Aprendizagem - GESTAR II - Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.
Os professores farão sua adesão ao Programa neste encontro.
O programa conta como Coordenadora Pedagógica a Prof. Maria Inês de Araújo e como professores formadores Prof. Frank Kleber - Matemática e Prof. Rúbia Montenegro - Língua Portuguesa.
Neste dia será apresentado aos convidados o GESTAR II, seus objetivos e metodologia.
Contaremos com a presença do Prefeito Municipal Francisco Medeiros, de vereadores, da Secretária de Educação Ildelita Roque, diretores e supervisores das escolas municipais.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A caligrafia de Dona Sofia

O livro A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves foi apresentando a turma pela Prof. Lenita.

Belíssimamente ilustrado, o livro traz poesia. Traz o encantamento da leitura e a descoberta do mundo de papel, que supera (e muito) o real. Mesmo sendo das Edições Paulinas o livro não fala da religião católica, mas sim da "religião" literária, aquela que nos faz "religar" os pontos soltos às peças embaralhadas de nossas cabeças e imaginação.

Salpicando poemas entre as cores de cada página, o autor nos enche de reflexões, como, por exemplo, "para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno", de Machado de Assis.

Em outro ponto destaca-se: "todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas bonitas palavras. Pensar é mais interessante que saber, mas é menos interessante que olhar", Goethe.

O tempo breve que durou a leitura (apenas 37 páginas com farta ilustração)não me impediu de ficar por horas a pensar e observar...

Então, termino - esta dica - com um poema de Roseana Murray, que inicia o livro:


"O livro é a casa
onde se descansa
do mundo.

O livro é a casa
do tempo,
é a casa de tudo.

Mar e rio
no mesmo fio,
água doce e salgada.

O livro é onde
a gente se esconde
em gruta encantada".

domingo, 3 de maio de 2009

5º dia - GESTAR II

Último dia!!!! Ufa, estou cansada...

Fizemos a leitura de um texto de Kate M. Chong sobre Letramento, depois assistimos um vídeo O que é Letramento?, ilustrando o texto.

Vimos atividades nos cadernos do aluno e do professor nos AAA 3, 4 e 5, tudo muito rápido, mas para ficarmos por dentro do material.

Apresentamos as oficinas através do Caderno do Formador, dando uma idéia do que será nossa rotina daqui pra frente.

A Prof. Lenita entregou um CD com o material do curso e cantamos a música de Adriana Calcanhoto, Fico Assim Sem Você.

Brincamos um pouco com a dinâmica Cara Metade, onde trocamos presentes.

Ainda lemos o texto Operário de Fátima Miguez, e fizemos a avaliação da formação dizendo O que foi bom, Que pena e Sugiro...

Lenita entregou uma apostila com Dinâmicas e no meio das arrumações nossas do material ela solta a célebre frase:

"Gente, vocês perceberam que a letra pesa?"

Referindo-se que os papéis escritos por nós durante a semana, são mais pesados do que os papéis em branco que ela havia trazido de Brasília/DF. Rimos a valer!

Beijos professora, até o próximo encontro presencial, e enquanto isso nos vemos por aqui, inspirando práticas e reflexões sobre o Gestar.

4º dia - GESTAR II




Assitimos o filme Imaginação, onde um menino entrega um vidro para o avô com "apenas" vento dentro, super interessante.

Fizemos um acolhimento com a dinâmica do Abraço. Vimos textos sem título, enigmáticos, de outra língua, receitas, texto incompleto, fábulas, entre outros, para identificarmos os níveis de leitura.

Comentamos sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, fizemos leitura de imagens ocultas através de slides.

Falamos sobre Estilo, Coerência e Coesão, trabalhamos uma história contada por todos, cada um dá continuidade através da figura que recebeu.

Trabalhamos Estilística, utilizando o texto Assalto - variação linguística.

Apresentamos a atividade feita com narrativas:

Grupo 3 - Parelhas (trabalhamos o tema Festival do Pescado em Acari)

Venha a Acari
Neste fim de semana
Participar das festas dali
Que alegria emana

No dia trinta
Teremos Fagner
Fazendo animação distinta
A nos divertir

O lindo espetáculo
A nós, encanta
Sendo o Gargalheiras
A maravilha do canto

No Gestar
Perderemos o momento
Mas as colegas irão
E por nós, se alegrarão

Teremos então
O Gestar a fomentar
Acari e Parelhas
A união terá.

GESTAR II - clic

3º dia - GESTAR II

Iniciamos com o texto A Escrita é uma prática e não dádiva, de João Norte.

A turma foi dividida em grupos (som dos animais) para apresentação das oficinas dos cadernos TP 3, 4 e 5.

Assitimos o filme Narradores de Javé, que retrata uma história muito parecida com a de São Rafael/RN. fizemos comentários sobre o filme destacando a importância do registro.

"Quem registra tem memória, quem não registra tem vaga lembrança."

Após intervalo, vimos os slides do livro Zoom, que marca a importância dos detalhes em nossa vida, o que parece importante na verdade não é.

E através de imagens a Prof. Lenita nos mostrou slides dos DITADOS POPULARES em imagens, bem interessantes e engraçados.

Sugeriu ainda o filme Estrelas na Terra.

sábado, 2 de maio de 2009

2º dia - GESTAR II

Foi feita dinâmica de apresentação, estudos dos cadernos iniciais e uma atividade com o nome Marcos em minha trajetória, onde falávamos o quehavia marcado mais nossa vida profissional ou pessoal.

A Prof. Lenita falou sobre a importância da avaliação e frisou que a nossa será através do blog e a dos professores cursistas será feita com a ajuda do Portfólio. Fundamentou com um texto de Benigna Maria de Freitas Villas Boas (UnB) " O Porta-fólio e a formação do professor reflexivo".

Ouvimos a professora fazer a leitura do livro A Caligrafia de Dona Sofia, de André Neves e fizemos a leitura de várias poesias contidas no livro.

"O poeta
escreve poesia
para ser criança
todo dia."
Fernando Paixão

Lemos também Marcuschi, contido nos cadernos do cursoe encerramos o dia com a dinâmica Bala do Crescimento.

Lição de casa: fazer uma autobiografia ou a biografia de que admiramos.

GESTAR II

GESTAR II - Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar

Formação Continuada em Serviço de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, este programa busca o aprimoramento da nossa prática pedagógica e profissional.

De 27 de abril a 01 de maio, participei em Natal/RN dessa formação continuada, realizada no Hotel Praiamar, com professores formadores da UnB/DF.

A abertura contou com a presença do Secretário Estadual de Educação Ruy Pereira, da representante da UNDIME Ruth Régis, da representante do MEC Nara Gonzaga que falou da grande participação do Rn com 156 municípios participantes, e professores da Universidade de Brasília que apresentaram o programa de forma geral para o grande grupo (professores de Língua Portuguesa e Matemática e os coordenadores dos municípios).

No segundo momento, fomos divididos por disciplinas e depois por municípios, ficando cada sala com aproximadamente 25 participantes.

Já em cada sala, fomos recepcionados pela professora formadora Lenita Fogaça, que após os primeiros contatos, fez a dinâmica da apresentação onde falávamos sobre nós e sobre o que trazíamos para a formação escrevendo em uma maçã, que foi afixionada a uma árvore na parede. Também recebemos uma folha onde colocamos o que gostaríamos de levar do curso.

Fizemos contrato didático, imprescindível para o bom andamento dos estudos. Colocamos que o que favorece é pontualidade, compromisso, planejamento, saber ouvir, abertura para o novo. O que não favorece é o não cumprimento de horário, conversas paralelas, falta de motivação e não realizar tarefas.

A Prof. Lenita apresentou o Guia Geral, mostrando os objetivos do Gestar. Falamos também sobre as Diferentes concepções de língua na prática pedagógica, com a leitura de um texto da autora Maria Luiza Monteiro Salles Coroa (UnB)

Encerramos o 1º dia com a dinâmica do beijo.

"Precisamos reconhecer não só o uso da língua como construção, mediação simbólica, mas também a educação como processo de uma construção de identidade."
(M. Luiza Coroa)